A fidelização de clientes em clínicas veterinárias e pet shops pode ser um real desafio do setor e por isso deve ser tratado como prioridade por donos de empresas dessa área.
Manter clientes antigos pode ser mais até mais importante do que prospectar novos consumidores. Os pet shops e clínicas veterinárias que se preocupam apenas em conquistar o desejo de compra daqueles que ainda não consumiram em seu estabelecimento, e esquecem de perpetuar o daqueles que já tiveram alguma experiência, perdem ótimas oportunidades de negócio.
Sabemos que um dos grandes desafios enfrentados pelos pet shops é conseguir manter clientes regulares. É comum que as pessoas testem diferentes estabelecimentos para seu pet antes de escolherem um preferido, afinal, cães, gatos e outros animais domésticos são membros da família e queremos sempre deixá-los em boas mãos.
Principais dificuldades de fidelização de clientes no ramo pet
Além crescente concorrência, outras razões podem explicar porque é tão difícil fidelizar cliente em clínicas veterinárias e pet shops.
Podemos relacionar o fato ao alto número de oferta no mercado, principalmente de empresas medianas no quesito qualidade. Por esse motivo o consumidor acaba ficando satisfeito com o aquele que ele avalia como menos pior e acaba tendo dificuldade de valorizar o serviço que possui qualidade mais elevada. Essa falta de reconhecimento do próprio beneficiário pelo serviço é um dos principais obstáculos da fidelização de clientes em clínicas veterinárias e pet shops, já que eles vão criar resistência em pagar um valor justo para bons profissionais e produtos específicos.
Para resolver isso, precisamos trabalhar com a reeducação do nosso consumidor. Mostre para seus clientes, em pequenos gestos, atitudes e, quando puder, números, que o pet estará mais seguro e confortável com os serviços da sua empresa, ainda que eles sejam um pouquinho mais caros do que na concorrência.
Outro ponto que pode dificultar a fidelização dos clientes é a falta de foco na gestão do negócio. Afinal, não podemos falar de fidelização de clientes em clínicas veterinárias e pet shops se a gestão estiver focada na captação de novos clientes. Nesse caso é preciso traçar metas e ações, com objetivos a curto, médio e longo prazo, focadas na retenção de clientes.
Em ambas situações, um sistema de gerenciamento para pet shops, clínicas veterinárias e espaços pet pode contribuir, e muito, para melhorar os resultados da sua empresa. O sistema XPetBr foi desenvolvido exclusivamente para esse nicho de mercado, com ele você pode controlar a frequência de cada cliente e enviar mensagens para reativação de clientes que não frequentam seu espaço em um determinado período de tempo, além de muitas outras funcionalidades relacionadas a gestão do negócio, emissão de notas fiscais e controle de estoque.
Além disso, separamos 6 dicas para te ajudar a fidelizar clientes e melhorar os resultados do seu pet shop ou clínica veterinária. Confira:
5 dicas para fidelizar seus clientes no ramo pet
Como vimos anteriormente, sentir dificuldade de fidelizar clientes pode ser mais comum do que se imagina, mas se você quiser levar as pessoas a escolherem o seu estabelecimento como o mais confiável, vale a pena investir esforços em ações de fidelização. Confira as dicas que separamos para você:
Simpatia e receptividade
Alguns dos serviços oferecidos no pet shop exigem que os funcionários tenham contato direto com os animais, como em banhos e tosas, por exemplo. Por isso, em momentos como estes, é importante que os colaboradores tenham um contato direto com os bichos para que tanto eles quanto os donos sintam-se bem no ambiente. Demostrar carinho, cuidado e atenção fará com que os clientes tenham segurança em deixar seus animais com os profissionais, assim como os pets se sentirão tranquilos longe de seus donos.
Estimule o relacionamento com o cliente
Quanto mais conhecermos o perfil dos clientes e de seus animais mais fácil será de criar um bom relacionamento com eles. Gerir esta relação é essencial para fidelizá-los e para perpetuar a experiência de prestação de serviços com eles, gerando mais receita para o seu pet shop ou clínica veterinária.
Para ter todas as informações de maneira otimizada, conte com o apoio de um software de gestão como o XPetBr. Com ele, você terá todos os dados organizados de maneira prática, permitindo que você e sua equipe façam uma gestão eficiente do relacionamento e das demandas de cada cliente. Com o XPetBr você também tem a oportunidade de identificar os itens mais comprados, frequência de visitas, carteira de vacinas, data de aniversário e a partir dessas informações mandar lembretes e mensagens personalizadas para os clientes.
Amplie os canais de comunicação
Hoje, mais do que nunca é importante estar onde seu consumidor está. Fazer um estudo e entender onde está o seu público-alvo é essencial. Com a digitalização e avanço das redes sociais é valido ressaltar que é importante estar em todas as plataformas disponíveis, mas com a pesquisa você consegue adequar sua empresa ao perfil do cliente sem perder a qualidade no atendimento.
Quando ampliamos os canais de comunicação damos ao nosso cliente autonomia para que escolha como ele prefere se comunicar conosco, deixando-o mais confortável. O sistema XPetBr também conta com um aplicativo que oferece essa autonomia para o cliente agendar seus horários de banhos, consultas e vacinas. Ficando muito mais fácil para ele e para você organizar a agenda.
Priorize a qualidade
Seja em produtos ou serviços é importante priorizar a qualidade. De nada adianta você ter um belo local, organizado, com atenção personalizada, oferecer vantagens aos clientes e etc. se o resultado final do seu trabalho não for bom.
Ter técnica e experiência na hora de dar banho ou tosar animais faz grande diferença, principalmente se atrelada a escolha adequada de produtos. Optar por produtos de qualidade vai garantir um resultado final que agradará o cliente e que será adequado para a higiene e saúde do animal.
Programa de Fidelidade
Você provavelmente já viu muitas lojas que oferecem cartões e até mesmo aplicativos por meio dos quais os clientes podem acumular pontos e obter benefícios posteriormente. No seu pet shop ou clínica veterinária esse tipo de ação tem tudo para dar certo também!
Você pode realizar esse tipo de ação através de um cartão que recebe carimbos a cada serviço contratado ou a cada X reais gastos em produtos e/ou serviços.
Feito isso, você define com quantos carimbos seus clientes precisam ter para poder obter o benefício e qual será esse. Por exemplo: um banho grátis, um kit de determinado produto, desconto em algum produto/serviço etc.
Com essas dicas para fidelizar clientes no seu pet shop ou clínica veterinária, você terá muita mais probabilidade de fazer com que as pessoas frequentem e, o mais importante, voltem várias vezes a sua loja. Quer ver se as dicas realmente funcionam? Conheça o XPetBr e comece a colocá-las em prática agora mesmo!