O mercado de pet shops está cada vez mais concorrido e como fazer para se destacar entre as mais de 40 mil lojas registradas nesse segmento no Brasil?!
Pequenas e médias empresas buscam se destacar de diversas maneiras para melhorar seus resultados. Mas a questão é a seguinte: como fazer? Nós do XPetBr separamos 4 dicas especiais para você começar o ano com o pé direito.
O mercado de Pet Shops no Brasil
Conforme estimativa do Instituto Pet Brasil (IPB), o mercado pet para deve ter um crescimento de pelo menos 22% em relação a 2021. Em meio a situação pandemica do Covid-19, o brasileiro buscou afago na companhia dos animais de estimação enquanto precisava ficar isolado em casa. Essa ação fez com que esse mercado alcançasse cifras recordes, além de impulsionar a diversificação e incremento de negócios na área de cuidados.
De acordo com o levantamento do Fecomercio-MG , o mercado é dividido em 67,9% dos pets shops oferecendo produtos e serviços e 40,6% com atendimento médico veterinário. Entre os segmentos mais buscados pelos tutores, estão os alimentícios (36,9%), medicinais (33,6%), higiene (27%); acessórios (23,7%), brinquedos (20,7%) e vestuário (8,3%). Já entre os serviços estão banho e tosa (56,4%), transporte (52,5%), hospedagem (26,0%), adestramento (25,0%) e passeador de cães (13,3%), os chamados dog walkers.
Segundo a pesquisa, os pets shops têm ampliado seu mix de produtos e serviços para fidelizar os clientes. Por isso hoje, mais do que nunca, saber quais as preferências de cada cliente e acompanhar as necessidades de cada um é essencial para o sucesso do negócio.
4 dicas destacar o seu pet shop
Separamos 4 dicas imperdíveis para você dono de pet shop ou espaço pet e médico veterinário.
1 – Conheça seu público:
Um relacionamento duradouro é a chave para o sucesso! Boas compras e vendas são construídas com uma boa comunicação, seja com seus fornecedores, clientes, empregados, prestadores de serviço etc.
Conhecer os gostos e tornar seu atendimento personalizado é um bom diferencial no mercado de pet shops. Nesse sentido, o sistema da XPetBr auxilia você com o perfil de cada clientes. Nele você consegue acompanhar o histórico de atendimentos, vacinas, banhos e outros. Com uma análise pro-ativa das informações você consegue manter uma comunicação ativa com seus clientes e reativar clientes antigos.
O sistema da XPetBr também conta com lembrete de aniversários de pets e tutores, dessa forma você consegue valorizar a relação e mostrar para eles o quanto são importantes para o seu negócio.
2 – Invista em atendimento
Um atendimento diferenciado, com pessoas treinadas e que amam o que fazem é um diferencial atualmente. Um bom relacionamento torna a venda interna muito mais fácil, pois o funcionário que acredita no que vende é mais apto para uma conversão com seu público-alvo. Invista nisso e terá bons resultados.
Reuniões de equipe, treinamento dos produtos com seus vendedores, estabelecimento de metas, empatia e interesse constante pelo seu cliente, constroem uma boa base para com seus funcionários e seu consumidor.
3 – Acompanhe seus indicadores
Conhecidos mundialmente como Key Performance Indicator (KPIs), os indicadores são um conjunto de parâmetros para lhe ajudar na administração e organização do seu negócio.
São números que lhe ajudam a realizar a medição e o nível de satisfação e sucesso dentro da sua empresa. Esses valores a serem medidos são escolhidos pelos gestores e devem fazer sentido para todos dentro da organização.
Dentro do sistema da XPetBr você consegue acompanhar os indicadores por meio de painéis, que facilitam a análise, interpretação e tomada de decisão. Você pode acompanhar ticket médio, gestão do estoque, rentabilidade de produtos e muito mais!
4 – Ofereça uma solução completa
Quanto mais você puder oferecer para seu cliente, mais ele irá voltar. É preciso ter atenção para que a qualidade e a transparência não sejam deixadas de lado, mas a ampliação de produtos e serviços pode ser uma oportunidade de atender todas as necessidades dos seus clientes.
Invista em serviços complementares e na comercialização de produtos que façam sentido para o seu público. Para isso, é fundamental investir em um sistema de gestão, para que você possa controlar todos os serviços e produtos comercializados.
Quer ampliar as suas possibilidades e ter em seu pet shop e melhor gestão para decolar o seu desempenho? Conheça a XPetBr!