O mercado de pet shops segue sendo uma grande aposta para a economia visto que a população brasileira é apaixonada pelos seus bichinhos de estimação. Quando se trata de sua saúde e bem-estar, ele exige serviços, produtos e atendimento de extrema qualidade.
Falhas no atendimento são capazes de afastar de vez consumidores que possuem todas as características necessárias para serem fidelizados, mas, mais importante do que isso, é ter a gestão do seu negócio em dia. Para que uma empresa possa prosperar é fundamental ter um planejamento financeiro e uma gestão ativa da empresa.
Todas as escolhas que giram em torno da gestão do pet shop podem resultar na abertura ou fechamento de portas para a lucratividade do negócio. Desta forma, cabe a você, proprietário/empreendedor, dar atenção aos pontos principais da sua empresa.
Assim como todo negócio, priorizar algumas ações são fundamentais, mas no ramo de pet shops podemos filtra as principais como:
- Investimentos na qualidade do serviço e atendimento;
- Ações de pós-venda e fidelização de clientes;
- Acompanhamento das informações do negócio;
- Aprimoramento e capacitação da equipe;
Ainda assim, para se destacar, é preciso ir além destes requisitos básicos. A gestão de pet shop precisa ser totalmente assertiva e positiva, mais do que isso, é necessário pensar à frente considerando a oferta de serviços e produtos variados, comodidade e praticidade para os clientes, divulgações eficientes e até mesmo na tecnologia envolvida nas operações.
Nesse artigo separamos 7 erros de gestão mais comuns no pet shop que podem prejudicar o resultado do seu negócio.
7 erros de gestão mais comuns no pet shop
Em uma ampla análise pelo setor pet, podemos levantar como principais erros:
- Não realizar a separação das contas bancárias de pessoa física e jurídica: Misturar as finanças pessoais e profissionais é uma prática que deve ser evitada ao máximo.
- Falta de um sistema de gestão: Analisar todos os parâmetros de um negócio é fundamental para definição de estratégias.
- Não ter um planejamento de metas: Tenha clareza nos seus objetivos e assim conseguirá estabelecer ações mais assertivas para realizá-los.
- Não ter um fluxo de caixa: o acompanhamento do fluxo de caixa é fundamental para encontrar formas de ganhar mais dinheiro!
- Não realizar reuniões com a equipe: Ouça todos os envolvidos nos processos e o que eles têm a dizer, pois com estes feedbacks podem surgir muitas ideias para melhorar o seu negócio. Todos saem ganhando.
- Pensar apenas em beleza e não bem-estar dos animais: De nada adianta ter um pet shop com uma estrutura incrível, porém não priorizar o bem-estar dos animais atendidos. Este deve ser o norte de todas as operações da sua empresa.
- De todos os erros apresentados, algum deve se encaixar na sua empresa. Errar é natural, mas podemos reverter esse cenário, não é mesmo?! Como o sistema da XPetBr nós podemos te ajudar a ter uma gestão pro-ativa e eficiente, trazendo inúmeros benefícios para o seu negócio!